domingo, 10 de junho de 2012

Organização do tempo em Educação Infantil

Kramer (2000) aponta que o planejamento prévio das atividades
deve sempre existir, mas com flexibilidade. As atividades devem ter objetivo
claros para o educador e para as crianças. Devem ser signifi cativas e
suscitar a participação ativa de todas as crianças, que precisam compreender
o que estão fazendo e perceber o produto fi nal sendo valorizado.
É preciso que as atividades sejam harmônicas e integradas, ou seja, é
preciso uma articulação entre o que é feito. As atividades também devem
ser organizadas de acordo com a movimentação (mais ou menos agitadas),
com o tipo (diversifi cada ou coletiva), com o ambiente onde serão
realizadas e com a sua origem (dirigida ou de livre escolha pelas crianças).
Também deve ser considerada a heterogeneidade do grupo e, portanto,
as atividades devem contemplar diferentes níveis de difi culdade.
É importante, ao organizarmos o tempo de cada atividade, pensar
o que de fato é adequado para o nível de desenvolvimento e a concentração
das crianças.
Seria muito bom se conseguíssemos organizar o tempo
de modo a contemplarmos atividades variadas:
1) Atividade dirigida: nela, o educador direciona o trabalho com o
intuito de trabalhar determinados objetivos. Neste tipo de atividade, trabalhamos
a atenção e a concentração das crianças. Devemos propor o contato
com materiais variados, trabalhar as diversas linguagens, proporcionar
a construção de conhecimentos por meio da ludicidade, entre outros.
2) Atividade livre: as crianças escolhem o que desejam fazer e o
educador interage com elas a partir de suas escolhas. Esse é um momento
rico para o educador observar como as crianças realizam as escolhas,
como interagem entre si sem a sua interferência direta, como exploram o
ambiente e os objetos, como usam o jogo simbólico do faz de conta etc.
3) Atividades diversificadas para livre escolha: o educador oferece
várias atividades simultaneamente, e a criança escolhe a atividade que
deseja realizar. Por exemplo, uma mesa com blocos lógicos, outra com
massinha de modelar, outra com livros etc. O educador pode aproveitar
esse momento e fi car em uma mesa com uma proposta de atividade mais
direcionada. Assim, ele consegue dar atenção mais individualizada para
aquele pequeno grupo que está em sua mesa e perceber as necessidades
individuais das crianças, enquanto as demais estão realizando atividades
sem que necessitem da sua intervenção direta.
4) Atividade de rotina: consideramos atividades de rotina aquelas
que acontecem todos os dias e geralmente no mesmo horário, tais como
alimentação, higiene pessoal, rotina de chegada e saída etc., considerando


(Módulo CEDERJ, Educação Infantil 1) 

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